Formação do preço de venda como estratégia competitiva
Tenha um processo de formação de preços assertivo, maximize o lucro, cubra custos e ganhe produtividade
Nosso Propósito
Aplicar boas práticas de precificação de produtos e serviços para alavancar vendas e a lucratividade
Precificação baseada em custos
Trabalhamos com o markup, que é um método de precificação com base no custo. O markup é um índice multiplicador aplicado sobre o custo de um produto/serviço para a formação do preço de venda. Este índice contempla os impostos, taxas, despesas e o percentual de lucro desejado.
Regime de tributação
É imprescindível considerar as taxas e impostos no processo de precificação. Devem ser considerados os principais impostos que incidem sobre as receitas de vendas de produtos e serviços, como ICMS, PIS, COFINS e IPI, cada um com suas respectivas alíquotas , de acordo com a localização e o regime de tributação.
Margem de contribuição
A margem de contribuição representa o quanto o lucro da venda de cada produto/serviço contribuirá para a empresa cobrir todos os seus custos e despesas fixas e ainda gerar lucro. Se a margem de contribuição não é conhecida, a empresa pode estar vendendo bastante e ainda assim estar no prejuízo.
Tabelas de comissões
É importante levar em consideração as comissões sobre vendas no momento da precificação. Para criar um bom modelo de comissionamento é preciso definir metas, taxas de comissões e datas de pagamento. O comissionamento é estratégico para a precificação.
Metodologia Utilizada
Conheça os 04 principais passos de nossa metodologia para estruturação do processo de formação do preço de venda
- #1
Apontamento de custos
Um bom processo de apuração de custos é fundamental para a precificação de produtos e serviços. Este processo se inicia garantindo a confiabilidade dos dados: apontamentos de produção, estoque, ociosidade, ineficiência, perdas, devoluções). Sem os apontamentos, não há custos e nem precificação.
- #2
Apuração de custos
Após garantidos os apontamentos de custos, é necessário realizar a alocação ou apuração dos mesmos, classificando-os em custos diretos ou indiretos e ainda em fixos ou variáveis. É preciso se atentar principalmente aos custos indiretos e aos custos fixos.
- #3
Critério de rateio
O rateio de custos é um método para separar custos de acordo com os elementos que participam dele. Geralmente o rateio envolve processos de produção, movimentação, vendas e marketing, dependendo da atividade da empresa. Alguns métodos de rateio são: por absorção, headcount, atividade e faturamento.
- #4
Formação do preço de venda
Após estruturação de um processo de custeio adequado, é possível tomar decisões para a formação do preço de venda de produtos e serviços, levando em consideração, além dos custos, estudos de concorrência e demanda, definindo estratégias para ganhar competitividade diante do mercado.
Quem conhece, confia!
A High Jump em números
Diferenciais
Equipe multidisciplinar
Especialistas por área, trazendo as melhores práticas de mercado
Boas práticas FIPECAFI
Aplicação de boas práticas contábeis e fiscais
Confiança no resultado
Almejando o retorno sobre o investimento
Modalidade híbrida
Execução presencial e/ou remota em comum acordo com o cliente
Onde estamos
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